Como identificar o local que uma foto foi tirada?

Você sabe o que são metadados? Metadados ou metainformação são dados sobre outros dados. Tecnicamente falando, são informações que na prática são diretamente interpretadas – ou inteligíveis – por máquinas.

Entre diversas informações é possível, por exemplo, identificar a localização em latitude e longitude do local em que a foto foi batida. É assim que aplicações como o Google Fotos, identifica a localização de uma imagem.

É possível utilizar um software chamado Exiftool, powered by Phil Harvey. Há versões para Windows e para Mac e pode ser baixado aqui.

Como fazer?

Vamos supor que temos um arquivo recheado de metadados chamado foto.jpg. Basicamente, através do prompt de comando (no Windows) ou terminal (no Mac), executará o comando:

exiftool foto.jpg

Com isto, será exibido uma série de informações, dentre elas, dados sobre geolocalização em coordenadas de GPS (GPS Latitude, GPS Longitute, GPS Position). Com estes dados, é possível identificar onde a foto foi tirada.

Não sabe o que fazer com essas informações?

Conhece Google Maps? Então, basta pesquisar por esses dados e voilá.

ps. É importante relembrar que para isto funcionar, entre outras palavras, ter os dados de localização, a imagem precisa ser gerada com o recurso de geolocalização ativada no seu aparelho móvel ou na câmera digital (quando houver este recurso).

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *